Presença da Literatura Brasileira - Modernismo - Antonio Candido / J. Aderaldo Castello
Presença da Literatura Brasileira: Modernismo
Introdução
O livro "Presença da Literatura Brasileira - Modernismo" é uma obra fundamental para entender o movimento modernista na literatura brasileira. Escrito por Antonio Candido e J. Aderaldo Castello, o livro apresenta uma análise crítica e abrangente do modernismo, desde suas origens até suas principais características e autores.
O Modernismo no Brasil
O modernismo foi um movimento artístico e literário que surgiu no Brasil na década de 1920. Inspirado nas vanguardas europeias, o modernismo brasileiro rompeu com os padrões tradicionais da literatura e da arte, buscando uma nova forma de expressão que refletisse a realidade do país.
Características do Modernismo
As principais características do modernismo brasileiro são:
- Ruptura com o passado: os modernistas rejeitaram os padrões tradicionais da literatura e da arte, buscando uma nova forma de expressão que refletisse a realidade do país.
- Experimentação: os modernistas experimentaram novas formas de linguagem, como a fragmentação do discurso, a utilização de versos livres e a mistura de gêneros literários.
- Nacionalismo: os modernistas valorizaram a cultura brasileira e buscaram criar uma literatura que expressasse a identidade nacional.
- Urbanismo: os modernistas retrataram a vida urbana e os problemas sociais da época, como a pobreza, a desigualdade e a violência.
Principais Autores do Modernismo
Os principais autores do modernismo brasileiro são:
- Mário de Andrade: um dos principais nomes do modernismo brasileiro, Mário de Andrade foi poeta, romancista, ensaísta e musicólogo. Sua obra mais conhecida é o romance "Macunaíma", publicado em 1928.
- Oswald de Andrade: poeta, dramaturgo e ensaísta, Oswald de Andrade foi um dos fundadores do modernismo brasileiro. Sua obra mais conhecida é o poema "Pau-Brasil", publicado em 1925.
- Carlos Drummond de Andrade: poeta, cronista e tradutor, Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos. Sua obra mais conhecida é o livro de poemas "Alguma Poesia", publicado em 1930.
- Manuel Bandeira: poeta, crítico literário e tradutor, Manuel Bandeira é um dos poetas mais importantes do modernismo brasileiro. Sua obra mais conhecida é o livro de poemas "Libertinagem", publicado em 1930.
Conclusão
O modernismo foi um movimento artístico e literário de grande importância para a cultura brasileira. Rompendo com os padrões tradicionais da literatura e da arte, o modernismo abriu caminho para uma nova forma de expressão que refletisse a realidade do país. Os principais autores do modernismo brasileiro são Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.