Capa do Livro Précis D Histoire Naturelle - Zoologie - Botanique - Paleontologie - Antoni Pazon

813 palavras · 5 minutos tempo de leitura Ciências Exatas/Engenharia e tecnologia Geografia e História

Précis D Histoire Naturelle - Zoologie - Botanique - Paleontologie

Autor: Antoni Pazon

Editora: Garnier Frères

Ano de publicação: 1868

Número de páginas: 576

Gênero: História natural

Sinopse:

O livro "Précis D Histoire Naturelle - Zoologie - Botanique - Paleontologie" é uma obra de referência sobre história natural, escrita pelo naturalista francês Antoni Pazon. O livro foi publicado em 1868 e contém informações sobre zoologia, botânica e paleontologia.

O livro está dividido em três partes:

• Zoologia: Esta parte do livro cobre os principais grupos de animais, incluindo mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados.
  • Botânica: Esta parte do livro cobre os principais grupos de plantas, incluindo angiospermas, gimnospermas, pteridófitas e briófitas.
  • Paleontologia: Esta parte do livro cobre a história da vida na Terra, desde os primeiros organismos até os seres humanos.

O livro "Précis D Histoire Naturelle - Zoologie - Botanique - Paleontologie" é uma obra valiosa para qualquer pessoa interessada em história natural. O livro é bem escrito e informativo, e contém muitas ilustrações que ajudam a entender o texto.

Zoologia

A parte de zoologia do livro "Précis D Histoire Naturelle - Zoologie - Botanique - Paleontologie" cobre os principais grupos de animais, incluindo mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados.

Os mamíferos são o grupo de animais mais diverso, com mais de 5.000 espécies diferentes. Os mamíferos são caracterizados por terem pêlos, glândulas mamárias e dentes diferenciados. Os mamíferos incluem animais como cães, gatos, cavalos, vacas, elefantes e baleias.

As aves são o segundo grupo de animais mais diverso, com mais de 10.000 espécies diferentes. As aves são caracterizadas por terem penas, asas e bicos. As aves incluem animais como águias, falcões, corujas, pombos e beija-flores.

Os répteis são o terceiro grupo de animais mais diverso, com mais de 8.000 espécies diferentes. Os répteis são caracterizados por terem escamas, ovos com casca e respiração pulmonar. Os répteis incluem animais como tartarugas, cobras, lagartos e crocodilos.

Os anfíbios são o quarto grupo de animais mais diverso, com mais de 6.000 espécies diferentes. Os anfíbios são caracterizados por terem pele lisa e úmida, ovos sem casca e respiração pulmonar e cutânea. Os anfíbios incluem animais como sapos, rãs, salamandras e cecílias.

Os peixes são o quinto grupo de animais mais diverso, com mais de 30.000 espécies diferentes. Os peixes são caracterizados por terem brânquias, nadadeiras e escamas. Os peixes incluem animais como peixes-palhaço, peixes-boi, tubarões e baleias.

Os invertebrados são o grupo de animais mais numeroso, com mais de 1 milhão de espécies diferentes. Os invertebrados são caracterizados por não terem coluna vertebral. Os invertebrados incluem animais como insetos, aracnídeos, moluscos, anelídeos e platelmintos.

Botânica

A parte de botânica do livro "Précis D Histoire Naturelle - Zoologie - Botanique - Paleontologie" cobre os principais grupos de plantas, incluindo angiospermas, gimnospermas, pteridófitas e briófitas.

As angiospermas são o grupo de plantas mais diverso, com mais de 250.000 espécies diferentes. As angiospermas são caracterizadas por terem flores e frutos. As angiospermas incluem plantas como rosas, orquídeas, girassóis e árvores frutíferas.

As gimnospermas são o segundo grupo de plantas mais diverso, com mais de 1.000 espécies diferentes. As gimnospermas são caracterizadas por terem sementes nuas. As gimnospermas incluem plantas como pinheiros, ciprestes, abetos e sequóias.

As pteridófitas são o terceiro grupo de plantas mais diverso, com mais de 10.000 espécies diferentes. As pteridófitas são caracterizadas por terem vasos condutores e esporos. As pteridófitas incluem plantas como samambaias, avencas e licopódios.

As briófitas são o quarto grupo de plantas mais diverso, com mais de 20.000 espécies diferentes. As briófitas são caracterizadas por serem plantas não vasculares e por terem rizoides. As briófitas incluem plantas como musgos, hepáticas e antóceros.

Paleontologia

A parte de paleontologia do livro "Précis D Histoire Naturelle - Zoologie - Botanique - Paleontologie" cobre a história da vida na Terra, desde os primeiros organismos até os seres humanos.

A história da vida na Terra é dividida em quatro eras:

• Era Pré-Cambriana: Esta era durou de 4,6 bilhões de anos atrás até 541 milhões de anos atrás. A Era Pré-Cambriana é caracterizada pelo surgimento dos primeiros organismos vivos, como as bactérias e as algas.
  • Era Paleozóica: Esta era durou de 541 milhões de anos atrás até 252 milhões de anos atrás. A Era Paleozóica é caracterizada pelo surgimento dos primeiros animais com esqueleto, como os peixes, os anfíbios e os répteis.
  • Era Mesozóica: Esta era durou de 252 milhões de anos atrás até 66 milhões de anos atrás. A Era Mesozóica é caracterizada pelo surgimento dos dinossauros, que foram os animais dominantes da Terra durante esta era.
  • Era Cenozóica: Esta era começou há 66 milhões de anos atrás e continua até hoje. A Era Cenozóica é caracterizada pelo surgimento dos mamíferos, que são os animais dominantes da Terra durante esta era.