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Por uma Linguistica Aplicada Indisciplinar - Luiz Paulo da Moita Lopes
495 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos Artes Geografia e História
Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar
Luiz Paulo da Moita Lopes, em seu livro "Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar", propõe uma nova abordagem para o ensino de línguas, baseada na ideia de que a linguagem é um fenômeno complexo e multifacetado que não pode ser reduzido a um conjunto de regras gramaticais.
O autor argumenta que a Linguística Aplicada tradicional, com seu foco na gramática e na pronúncia, é insuficiente para preparar os alunos para os desafios da comunicação em um mundo globalizado. Ele propõe uma abordagem mais ampla e interdisciplinar, que leve em conta os aspectos sociais, culturais e cognitivos da linguagem.
Lopes defende que a Linguística Aplicada deve ser indisciplinar, no sentido de que deve estar aberta a contribuições de outras áreas do conhecimento, como a sociologia, a antropologia, a psicologia e a ciência cognitiva. Ele também argumenta que a Linguística Aplicada deve ser contextualizada, no sentido de que deve levar em conta o contexto específico em que a linguagem é usada.
O livro de Lopes é uma leitura essencial para todos os interessados em ensino de línguas. Ele oferece uma nova perspectiva sobre a linguagem e a comunicação, e propõe uma abordagem inovadora para o ensino de línguas.
Principais ideias do livro
As principais ideias do livro "Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar" são:
- A linguagem é um fenômeno complexo e multifacetado que não pode ser reduzido a um conjunto de regras gramaticais.
- A Linguística Aplicada tradicional, com seu foco na gramática e na pronúncia, é insuficiente para preparar os alunos para os desafios da comunicação em um mundo globalizado.
- A Linguística Aplicada deve ser indisciplinar, no sentido de que deve estar aberta a contribuições de outras áreas do conhecimento, como a sociologia, a antropologia, a psicologia e a ciência cognitiva.
- A Linguística Aplicada deve ser contextualizada, no sentido de que deve levar em conta o contexto específico em que a linguagem é usada.
Implicações para o ensino de línguas
As ideias de Lopes têm implicações importantes para o ensino de línguas. Em primeiro lugar, elas sugerem que o ensino de línguas deve ser mais do que apenas o ensino de gramática e pronúncia. Os professores de línguas devem também levar em conta os aspectos sociais, culturais e cognitivos da linguagem.
Em segundo lugar, as ideias de Lopes sugerem que o ensino de línguas deve ser contextualizado. Os professores de línguas devem levar em conta o contexto específico em que a linguagem é usada, e adaptar o ensino às necessidades dos alunos.
Em terceiro lugar, as ideias de Lopes sugerem que o ensino de línguas deve ser interdisciplinar. Os professores de línguas devem estar abertos a contribuições de outras áreas do conhecimento, como a sociologia, a antropologia, a psicologia e a ciência cognitiva.
Conclusão
O livro "Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar" é uma leitura essencial para todos os interessados em ensino de línguas. Ele oferece uma nova perspectiva sobre a linguagem e a comunicação, e propõe uma abordagem inovadora para o ensino de línguas.