Capa do Livro Piaget para o Professor da Pré-escola e 1º Grau - Barry J. Wadsworth

Piaget para o Professor da Pré-escola e 1º Grau - Barry J. Wadsworth

567 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Piaget para o Professor da Pré-escola e 1º Grau

O livro "Piaget para o Professor da Pré-escola e 1º Grau", de Barry J. Wadsworth, é um guia prático para professores que desejam aplicar as teorias de Jean Piaget em suas salas de aula. O livro apresenta uma visão geral das principais ideias de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças, e oferece sugestões práticas de como essas ideias podem ser aplicadas no ensino.

O que é o desenvolvimento cognitivo?

O desenvolvimento cognitivo é o processo pelo qual as crianças desenvolvem suas habilidades de pensar, aprender e resolver problemas. Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo ocorre em uma série de estágios, cada um caracterizado por diferentes habilidades e comportamentos.

Os estágios do desenvolvimento cognitivo

Piaget identificou quatro estágios principais do desenvolvimento cognitivo:

  • Sensório-motor (0-2 anos): Durante o estágio sensório-motor, as crianças aprendem sobre o mundo através de suas experiências sensoriais e motoras. Elas exploram o mundo ao seu redor, manipulando objetos e observando os resultados de suas ações.
  • Pré-operatório (2-7 anos): Durante o estágio pré-operatório, as crianças começam a usar a linguagem e os símbolos para representar o mundo ao seu redor. Elas também desenvolvem a capacidade de pensar de forma lógica, mas ainda são egocêntricas e têm dificuldade em entender o ponto de vista dos outros.
  • Operatório concreto (7-11 anos): Durante o estágio operatório concreto, as crianças desenvolvem a capacidade de pensar de forma lógica e concreta. Elas conseguem entender o ponto de vista dos outros e são capazes de resolver problemas de forma sistemática.
  • Operatório formal (11 anos em diante): Durante o estágio operatório formal, os adolescentes e adultos desenvolvem a capacidade de pensar de forma abstrata e hipotética. Eles conseguem entender conceitos complexos e são capazes de raciocinar sobre o futuro.

Como aplicar as teorias de Piaget na sala de aula

As teorias de Piaget podem ser aplicadas na sala de aula de várias maneiras. Aqui estão algumas sugestões:

  • Crie um ambiente de aprendizagem rico e estimulante. As crianças aprendem melhor em ambientes que são ricos em estímulos e oportunidades para explorar. Forneça às crianças uma variedade de materiais e atividades que permitam que elas explorem o mundo ao seu redor e desenvolvam suas habilidades cognitivas.
  • Seja paciente e encorajador. As crianças aprendem em ritmos diferentes. Seja paciente e encorajador, e não espere que todas as crianças aprendam as mesmas coisas ao mesmo tempo.
  • Use a brincadeira como uma ferramenta de aprendizagem. A brincadeira é uma parte importante do desenvolvimento cognitivo das crianças. Incentive as crianças a brincar e use a brincadeira como uma oportunidade para ensinar-lhes novas habilidades.
  • Faça perguntas abertas. As perguntas abertas incentivam as crianças a pensar e a expressar suas ideias. Faça perguntas que não tenham uma resposta certa ou errada, e permita que as crianças explorem suas próprias ideias.
  • Seja um modelo positivo. As crianças aprendem observando os adultos ao seu redor. Seja um modelo positivo e mostre às crianças como pensar de forma crítica e resolver problemas.

Conclusão

O livro "Piaget para o Professor da Pré-escola e 1º Grau" é um recurso valioso para professores que desejam aplicar as teorias de Jean Piaget em suas salas de aula. O livro oferece uma visão geral das principais ideias de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças, e oferece sugestões práticas de como essas ideias podem ser aplicadas no ensino.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços