Capa do Livro Piaget na Prática Escolar - Hans G. Furth e Harry Wachs

Piaget na Prática Escolar - Hans G. Furth e Harry Wachs

537 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Piaget na Prática Escolar: Uma Abordagem Construtivista

O livro "Piaget na Prática Escolar", de Hans G. Furth e Harry Wachs, é uma obra fundamental para educadores que desejam compreender e aplicar os princípios da teoria construtivista de Jean Piaget na sala de aula. O livro apresenta uma abordagem prática e acessível, com exemplos concretos e sugestões de atividades para cada estágio do desenvolvimento cognitivo.

A Teoria Construtivista de Piaget

A teoria construtivista de Piaget é baseada na ideia de que o conhecimento é construído ativamente pelo indivíduo, por meio de suas experiências e interações com o meio ambiente. Piaget propôs quatro estágios principais do desenvolvimento cognitivo:

  • Sensório-motor (0-2 anos): Nesta fase, o bebê aprende sobre o mundo por meio de suas experiências sensoriais e motoras.
  • Pré-operatório (2-7 anos): Nesta fase, a criança começa a usar a linguagem e a representar mentalmente o mundo, mas ainda tem dificuldade em pensar logicamente.
  • Operatório concreto (7-11 anos): Nesta fase, a criança desenvolve a capacidade de pensar logicamente sobre objetos concretos, mas ainda tem dificuldade em pensar abstratamente.
  • Operatório formal (11 anos em diante): Nesta fase, o adolescente desenvolve a capacidade de pensar abstratamente e de raciocinar sobre hipóteses.

Aplicação da Teoria Construtivista na Sala de Aula

Os princípios da teoria construtivista de Piaget podem ser aplicados na sala de aula de diversas maneiras. Algumas sugestões incluem:

  • Crie um ambiente de aprendizagem rico e estimulante: O ambiente de aprendizagem deve ser rico em materiais e experiências que permitam aos alunos explorar e aprender por meio de suas próprias experiências.
  • Incentive a exploração e a descoberta: Os alunos devem ser encorajados a explorar o mundo ao seu redor e a fazer descobertas por conta própria.
  • Use materiais concretos: Os materiais concretos podem ajudar os alunos a entender conceitos abstratos e a desenvolver suas habilidades de pensamento lógico.
  • Promova a interação social: A interação social com colegas e professores pode ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades de comunicação e colaboração, além de aprender com os outros.
  • Seja paciente: O desenvolvimento cognitivo é um processo gradual e pode levar tempo para os alunos atingirem os diferentes estágios.

Exemplos de Atividades para Cada Estágio do Desenvolvimento Cognitivo

O livro "Piaget na Prática Escolar" apresenta uma variedade de exemplos de atividades para cada estágio do desenvolvimento cognitivo. Algumas sugestões incluem:

  • Sensório-motor (0-2 anos):
    • Brincar com blocos de construção
    • Explorar objetos com diferentes texturas
    • Ouvir música e dançar
  • Pré-operatório (2-7 anos):
    • Contar histórias
    • Fazer desenhos e pinturas
    • Brincar de faz de conta
  • Operatório concreto (7-11 anos):
    • Resolver problemas matemáticos
    • Fazer experimentos científicos
    • Ler e escrever
  • Operatório formal (11 anos em diante):
    • Debater tópicos sociais e políticos
    • Fazer pesquisas e escrever ensaios
    • Resolver problemas complexos

Conclusão

O livro "Piaget na Prática Escolar" é uma obra essencial para educadores que desejam compreender e aplicar os princípios da teoria construtivista de Jean Piaget na sala de aula. O livro apresenta uma abordagem prática e acessível, com exemplos concretos e sugestões de atividades para cada estágio do desenvolvimento cognitivo. Ao aplicar os princípios da teoria construtivista, os educadores podem ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico e criativo, e a se tornarem aprendizes independentes e bem-sucedidos.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços