Capa do Livro Piaget: Experiências Básicas para Utilização pelo Professor - Iris Barbosa Goulart

Piaget: Experiências Básicas para Utilização pelo Professor - Iris Barbosa Goulart

511 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Piaget: Experiências Básicas para Utilização pelo Professor

O livro "Piaget: Experiências Básicas para Utilização pelo Professor", de Iris Barbosa Goulart, é uma obra fundamental para educadores que desejam compreender e aplicar os conceitos da teoria piagetiana em sala de aula. A autora apresenta de forma clara e objetiva os principais conceitos da teoria de Piaget, como os estágios do desenvolvimento cognitivo, a assimilação e a acomodação, e o papel do professor na construção do conhecimento.

Os estágios do desenvolvimento cognitivo

Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo que descreve como as crianças constroem gradualmente sua compreensão do mundo. Ele identificou quatro estágios principais do desenvolvimento cognitivo:

  • Sensório-motor (0-2 anos): Nesse estágio, as crianças aprendem sobre o mundo por meio de suas experiências sensoriais e motoras. Elas exploram o ambiente, manipulam objetos e aprendem a coordenar suas ações.
  • Pré-operatório (2-7 anos): Nesse estágio, as crianças começam a usar a linguagem e a representar mentalmente o mundo. Elas desenvolvem a capacidade de pensar simbolicamente e de resolver problemas simples.
  • Operatório concreto (7-11 anos): Nesse estágio, as crianças desenvolvem a capacidade de pensar logicamente sobre objetos concretos. Elas conseguem entender as relações entre os objetos e resolver problemas mais complexos.
  • Operatório formal (11 anos em diante): Nesse estágio, os adolescentes e adultos desenvolvem a capacidade de pensar abstratamente e de raciocinar sobre hipóteses. Eles conseguem entender conceitos complexos e resolver problemas abstratos.

A assimilação e a acomodação

A assimilação e a acomodação são dois processos complementares que permitem às crianças construir seu conhecimento sobre o mundo. A assimilação é o processo de interpretar novas informações à luz dos esquemas existentes. A acomodação é o processo de modificar os esquemas existentes para acomodar novas informações.

Por exemplo, uma criança que está no estágio sensório-motor pode ter um esquema para "bola". Esse esquema inclui informações sobre a forma, o tamanho e a textura de uma bola. Quando a criança vê uma nova bola, ela pode assimilar essa nova informação ao seu esquema existente. No entanto, se a criança vir uma bola de futebol americano, ela pode precisar acomodar seu esquema para "bola" para incluir essa nova informação.

O papel do professor na construção do conhecimento

O professor tem um papel fundamental na construção do conhecimento dos alunos. O professor pode ajudar os alunos a construir seus esquemas existentes e a acomodar novas informações, fornecendo-lhes experiências ricas e desafiadoras. O professor também pode ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico e criativo, incentivando-os a questionar e a explorar novas ideias.

Conclusão

O livro "Piaget: Experiências Básicas para Utilização pelo Professor" é uma obra essencial para educadores que desejam compreender e aplicar os conceitos da teoria piagetiana em sala de aula. A autora apresenta de forma clara e objetiva os principais conceitos da teoria de Piaget, como os estágios do desenvolvimento cognitivo, a assimilação e a acomodação, e o papel do professor na construção do conhecimento. Este livro é uma ferramenta valiosa para todos os educadores que desejam ajudar seus alunos a aprender e a se desenvolver.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços