Pedagogia: Diálogo e Conflito - Moacir Gadotti / Paulo Freire / Sérgio Guimarães
316 palavras · 2 minutos tempo de leitura Didáticos
Pedagogia: Diálogo e Conflito
Autores: Moacir Gadotti, Paulo Freire e Sérgio Guimarães
Editora: Cortez
Ano: 1996
Número de páginas: 192
Sobre o livro
Pedagogia: Diálogo e Conflito é um livro que reúne três ensaios sobre educação. O primeiro, escrito por Moacir Gadotti, discute a importância do diálogo na educação. O segundo, escrito por Paulo Freire, aborda o conflito como elemento inerente ao processo educativo. O terceiro, escrito por Sérgio Guimarães, analisa a relação entre educação e política.
O diálogo na educação
Moacir Gadotti argumenta que o diálogo é essencial para a educação porque permite que os alunos construam seu próprio conhecimento. O diálogo também promove a cooperação e a solidariedade entre os alunos.
O conflito na educação
Paulo Freire afirma que o conflito é inerente ao processo educativo. O conflito pode ser gerado por diferenças de opinião, de valores ou de interesses. No entanto, o conflito também pode ser uma oportunidade para o aprendizado.
A educação e a política
Sérgio Guimarães analisa a relação entre educação e política. Guimarães argumenta que a educação é um instrumento político que pode ser usado para promover a justiça social ou a desigualdade.
Por que ler Pedagogia: Diálogo e Conflito?
Pedagogia: Diálogo e Conflito é um livro essencial para todos os interessados em educação. O livro oferece uma visão crítica da educação e apresenta alternativas para uma educação mais democrática e libertadora.
Citações do livro
- "O diálogo é o encontro de sujeitos que se reconhecem como iguais e que se respeitam mutuamente." (Moacir Gadotti)
- "O conflito é inerente ao processo educativo. É impossível educar sem conflitos." (Paulo Freire)
- "A educação é um instrumento político que pode ser usado para promover a justiça social ou a desigualdade." (Sérgio Guimarães)
Conclusão
Pedagogia: Diálogo e Conflito é um livro que vale a pena ser lido. O livro oferece uma visão crítica da educação e apresenta alternativas para uma educação mais democrática e libertadora.