Pedagogia da Alfabetização - da Oralidade à Escrita - Eglê Pontes Franchi
344 palavras · 2 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos Literatura Brasileira
Pedagogia da Alfabetização: da Oralidade à Escrita
O livro "Pedagogia da Alfabetização - da Oralidade à Escrita", de Eglê Pontes Franchi, é uma obra fundamental para quem se interessa pelo processo de alfabetização. A autora, que é uma renomada especialista em educação, apresenta uma abordagem inovadora e eficaz para o ensino da leitura e da escrita.
A importância da oralidade
Eglê Pontes Franchi defende que a oralidade é a base da alfabetização. Ela argumenta que as crianças precisam desenvolver suas habilidades de linguagem oral antes de poderem aprender a ler e escrever. Por isso, a autora propõe uma série de atividades que estimulam a oralidade das crianças, como contação de histórias, conversas e brincadeiras de palavras.
A escrita como representação da oralidade
A autora também enfatiza a importância de ensinar às crianças que a escrita é uma representação da oralidade. Ela explica que as letras são símbolos que representam os sons da fala. Por isso, é importante que as crianças aprendam a associar as letras aos sons correspondentes.
O método fônico
Eglê Pontes Franchi defende o uso do método fônico para o ensino da leitura e da escrita. O método fônico é baseado na relação entre as letras e os sons. A autora explica que, ao aprenderem a associar as letras aos sons, as crianças podem decodificar as palavras e compreender o que estão lendo.
A importância da prática
A autora também enfatiza a importância da prática para o aprendizado da leitura e da escrita. Ela argumenta que as crianças precisam ler e escrever muito para se tornarem alfabetizadas. Por isso, a autora propõe uma série de atividades que estimulam a leitura e a escrita das crianças, como leitura de livros, escrita de histórias e jogos de palavras.
Conclusão
O livro "Pedagogia da Alfabetização - da Oralidade à Escrita", de Eglê Pontes Franchi, é uma obra fundamental para quem se interessa pelo processo de alfabetização. A autora apresenta uma abordagem inovadora e eficaz para o ensino da leitura e da escrita, baseada na oralidade, na representação da oralidade pela escrita, no método fônico e na prática.