Capa do Livro Paradigma para Análise do Ensino - Juracy C. Marques

Paradigma para Análise do Ensino - Juracy C. Marques

365 palavras · 2 minutos tempo de leitura Didáticos

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Paradigma para Análise do Ensino - Juracy C. Marques

O livro "Paradigma para Análise do Ensino" de Juracy C. Marques é uma obra fundamental para todos os profissionais da educação que buscam compreender e melhorar suas práticas pedagógicas. O autor apresenta um modelo teórico inovador para analisar o ensino, baseado em três dimensões: a cognitiva, a afetiva e a social.

Dimensão Cognitiva

A dimensão cognitiva se refere aos processos mentais envolvidos na aprendizagem, como a percepção, a atenção, a memória e o pensamento. Marques argumenta que o ensino eficaz deve levar em conta as características cognitivas dos alunos e utilizar estratégias que promovam o desenvolvimento dessas habilidades.

Dimensão Afetiva

A dimensão afetiva se refere às emoções e sentimentos que influenciam a aprendizagem. Marques enfatiza a importância de criar um ambiente de aprendizagem positivo e acolhedor, que estimule a motivação e o engajamento dos alunos.

Dimensão Social

A dimensão social se refere às interações entre os alunos e o professor, bem como às normas e valores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem. Marques defende a importância de promover a cooperação e a colaboração entre os alunos, e de criar um ambiente de respeito e diálogo.

O Modelo de Análise do Ensino

O modelo de análise do ensino proposto por Marques é baseado nas três dimensões apresentadas acima. O autor argumenta que o ensino eficaz deve levar em conta todas essas dimensões e utilizar estratégias que promovam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos.

Aplicações do Modelo

O modelo de análise do ensino de Marques pode ser aplicado em diversos contextos educacionais, desde a educação infantil até o ensino superior. O autor fornece exemplos concretos de como aplicar o modelo em diferentes situações, e como ele pode ajudar os professores a melhorar suas práticas pedagógicas.

Conclusão

"Paradigma para Análise do Ensino" é uma obra essencial para todos os profissionais da educação que buscam compreender e melhorar suas práticas pedagógicas. O livro apresenta um modelo teórico inovador para analisar o ensino, baseado em três dimensões: a cognitiva, a afetiva e a social. O autor fornece exemplos concretos de como aplicar o modelo em diferentes situações, e como ele pode ajudar os professores a melhorar suas práticas pedagógicas.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços