
O Naturalismo no Brasil - Nelson Werneck Sodré
O Naturalismo no Brasil: Uma Introdução
O Naturalismo foi um movimento literário e artístico que surgiu na França na segunda metade do século XIX. O movimento foi influenciado pelas ideias científicas da época, como a teoria da evolução de Charles Darwin e a fisiologia de Claude Bernard. Os naturalistas acreditavam que a literatura deveria ser baseada na observação científica da realidade e que os personagens deveriam ser retratados de forma objetiva e impessoal.
O Naturalismo chegou ao Brasil no final do século XIX e teve um grande impacto na literatura brasileira. Alguns dos principais escritores naturalistas brasileiros foram Aluísio Azevedo, Machado de Assis e Euclides da Cunha.
Aluísio Azevedo
Aluísio Azevedo foi um dos principais escritores naturalistas brasileiros. Ele nasceu em São Luís, no Maranhão, em 1857. Estudou medicina no Rio de Janeiro, mas não concluiu o curso. Em 1881, publicou seu primeiro romance, "O Mulato". O romance conta a história de um homem mestiço que sofre preconceito racial.
Aluísio Azevedo escreveu outros romances, como "Casa de Muitas Janelas" (1890) e "O Cortiço" (1890). "O Cortiço" é considerado uma das obras-primas do Naturalismo brasileiro. O romance conta a história de um cortiço no Rio de Janeiro e retrata a vida das pessoas que moram nele.
Machado de Assis
Machado de Assis foi outro importante escritor naturalista brasileiro. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1839. Estudou direito, mas não exerceu a profissão. Em 1870, publicou seu primeiro romance, "Ressurreição". O romance conta a história de um homem que é condenado à morte por um crime que não cometeu.
Machado de Assis escreveu outros romances, como "A Mão e a Luva" (1874), "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881) e "Dom Casmurro" (1899). "Memórias Póstumas de Brás Cubas" é considerado uma das obras-primas do Naturalismo brasileiro. O romance conta a história de um homem que morre e narra sua vida a partir do além.
Euclides da Cunha
Euclides da Cunha foi um escritor, jornalista e engenheiro brasileiro. Ele nasceu em Cantagalo, no Rio de Janeiro, em 1866. Estudou engenharia militar na Escola Militar do Rio de Janeiro. Em 1897, foi enviado à região de Canudos, no sertão da Bahia, para cobrir a Guerra de Canudos.
Euclides da Cunha escreveu um livro sobre a Guerra de Canudos, "Os Sertões" (1902). "Os Sertões" é considerado uma das obras-primas do Naturalismo brasileiro. O livro conta a história da guerra e retrata a vida das pessoas que vivem no sertão.
Conclusão
O Naturalismo foi um movimento literário e artístico importante na história da literatura brasileira. Os escritores naturalistas brasileiros retrataram a realidade brasileira de forma objetiva e impessoal, e suas obras são consideradas clássicos da literatura brasileira.