Capa do Livro O Jogo Discursivo na Aula de Leitura - Maria José Coracini

O Jogo Discursivo na Aula de Leitura - Maria José Coracini

413 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Literatura Brasileira Didáticos

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

O Jogo Discursivo na Aula de Leitura

O livro "O Jogo Discursivo na Aula de Leitura", de Maria José Coracini, é uma obra fundamental para professores e pesquisadores interessados em compreender a relação entre leitura e escrita. A autora defende que a leitura não é um processo passivo, mas sim uma atividade construtiva, na qual o leitor interage com o texto e constrói significados.

A importância da leitura

A leitura é uma habilidade essencial para o desenvolvimento humano. Ela nos permite acessar informações, aprender sobre o mundo e nos comunicar com os outros. Além disso, a leitura é uma fonte de prazer e entretenimento.

O processo de leitura

O processo de leitura é complexo e envolve várias habilidades, como a decodificação, a compreensão e a interpretação. A decodificação é a capacidade de reconhecer as palavras escritas e associá-las aos seus significados. A compreensão é a capacidade de entender o significado do texto. A interpretação é a capacidade de fazer inferências e tirar conclusões a partir do texto.

O jogo discursivo na aula de leitura

Coracini argumenta que a aula de leitura deve ser um espaço para o jogo discursivo, ou seja, para a interação entre os alunos e o professor, e entre os alunos entre si. O jogo discursivo permite que os alunos construam significados a partir do texto e compartilhem suas interpretações com os outros.

Estratégias para promover o jogo discursivo na aula de leitura

Coracini propõe várias estratégias para promover o jogo discursivo na aula de leitura, tais como:

  • Leitura em voz alta: A leitura em voz alta permite que os alunos compartilhem suas interpretações do texto com os outros.
  • Discussão em grupo: A discussão em grupo permite que os alunos debatam suas interpretações do texto e construam significados coletivamente.
  • Escrita criativa: A escrita criativa permite que os alunos expressem suas interpretações do texto de forma criativa.
  • Projetos de leitura: Os projetos de leitura permitem que os alunos explorem um tema em profundidade e compartilhem seus aprendizados com os outros.

Conclusão

O livro "O Jogo Discursivo na Aula de Leitura" é uma obra essencial para professores e pesquisadores interessados em compreender a relação entre leitura e escrita. A autora defende que a leitura não é um processo passivo, mas sim uma atividade construtiva, na qual o leitor interage com o texto e constrói significados. O livro oferece várias estratégias para promover o jogo discursivo na aula de leitura e ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades de leitura e escrita.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços