Capa do Livro Nudge: um Empurrão para a Escolha Certa - Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein

Nudge: um Empurrão para a Escolha Certa

Autores: Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein

Editora: Sextante

Ano: 2009

Páginas: 320

O que é Nudge?

Nudge é um livro que discute como as pessoas tomam decisões e como elas podem ser influenciadas por pequenas mudanças no ambiente. Os autores argumentam que as pessoas não são sempre racionais e que muitas vezes tomam decisões baseadas em emoções, hábitos e outras influências externas.

Como o Nudge pode ser usado?

O Nudge pode ser usado para influenciar as pessoas a tomarem decisões mais saudáveis, mais econômicas e mais sustentáveis. Por exemplo, um estudo mostrou que colocar frutas e vegetais na frente das pessoas em um supermercado aumentou o consumo desses alimentos.

Os princípios do Nudge

Os autores identificam seis princípios do Nudge:

  1. Escolha padrão: As pessoas são mais propensas a escolher a opção que é definida como padrão.
  2. Contraste: As pessoas são mais propensas a escolher uma opção quando ela é comparada a uma opção menos atraente.
  3. Reciprocidade: As pessoas são mais propensas a fazer algo por alguém que fez algo por elas.
  4. Prova social: As pessoas são mais propensas a fazer algo se virem outras pessoas fazendo isso.
  5. Autoridade: As pessoas são mais propensas a fazer algo se for recomendado por uma figura de autoridade.
  6. Escassez: As pessoas são mais propensas a querer algo que é escasso.

Exemplos de Nudge

Existem muitos exemplos de Nudge no mundo real. Aqui estão alguns:

  • A ordem dos itens em um menu: Os itens que estão no topo do menu são mais propensos a serem pedidos.
  • A localização dos produtos em uma loja: Os produtos que estão na frente das pessoas são mais propensos a serem comprados.
  • As mensagens que as pessoas recebem: As pessoas são mais propensas a fazer algo se forem incentivadas a fazê-lo.

O Nudge é ético?

O Nudge é um tema controverso. Algumas pessoas argumentam que é ético influenciar as pessoas a tomarem certas decisões, enquanto outras argumentam que isso é uma forma de manipulação.

Os autores argumentam que o Nudge é ético se for usado para melhorar o bem-estar das pessoas. Eles também argumentam que o Nudge é mais transparente e honesto do que outras formas de influência, como a propaganda.

Conclusão

Nudge é um livro importante que discute como as pessoas tomam decisões e como elas podem ser influenciadas por pequenas mudanças no ambiente. Os autores argumentam que o Nudge pode ser usado para melhorar o bem-estar das pessoas e que é mais transparente e honesto do que outras formas de influência.