Novos Enfoques da Pesquisa Educacional - Ivani Fazenda
367 palavras · 2 minutos tempo de leitura Didáticos
Novos Enfoques da Pesquisa Educacional
O livro "Novos Enfoques da Pesquisa Educacional", de Ivani Fazenda, é uma obra fundamental para estudantes e pesquisadores da área da educação. A autora apresenta uma visão crítica dos métodos tradicionais de pesquisa educacional e propõe novos enfoques que permitem uma compreensão mais profunda dos fenômenos educacionais.
Crítica aos métodos tradicionais de pesquisa educacional
Fazenda argumenta que os métodos tradicionais de pesquisa educacional, como a pesquisa quantitativa e a pesquisa experimental, são limitados porque não conseguem captar a complexidade dos fenômenos educacionais. Esses métodos são baseados na ideia de que a educação é um processo objetivo e mensurável, mas a autora argumenta que a educação é, na verdade, um processo subjetivo e complexo que envolve uma série de fatores sociais, culturais e políticos.
Novos enfoques da pesquisa educacional
Fazenda propõe novos enfoques da pesquisa educacional que permitem uma compreensão mais profunda dos fenômenos educacionais. Esses enfoques incluem:
- Pesquisa qualitativa: A pesquisa qualitativa é um método de pesquisa que se baseia na observação e na interpretação dos dados. Esse método permite que o pesquisador compreenda os fenômenos educacionais em seu contexto social e cultural.
- Pesquisa participante: A pesquisa participante é um método de pesquisa em que o pesquisador se envolve diretamente com os participantes da pesquisa. Esse método permite que o pesquisador compreenda os fenômenos educacionais de uma perspectiva interna.
- Pesquisa crítica: A pesquisa crítica é um método de pesquisa que se baseia na análise crítica dos dados. Esse método permite que o pesquisador identifique as relações de poder e as desigualdades sociais que estão presentes nos fenômenos educacionais.
Conclusão
O livro "Novos Enfoques da Pesquisa Educacional", de Ivani Fazenda, é uma obra fundamental para estudantes e pesquisadores da área da educação. A autora apresenta uma visão crítica dos métodos tradicionais de pesquisa educacional e propõe novos enfoques que permitem uma compreensão mais profunda dos fenômenos educacionais.
Sobre a autora
Ivani Fazenda é uma pesquisadora brasileira na área da educação. Ela é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Contemporaneidade (GPEduc). Fazenda é autora de diversos livros e artigos sobre pesquisa educacional, educação e sociedade, e educação e política.