Motivação Para Ensinar e Aprender: Teoria e Prática - Suzana Schwartz
Motivação Para Ensinar e Aprender: Teoria e Prática - Suzana Schwartz
Uma jornada pela motivação no ensino e na aprendizagem
O livro "Motivação Para Ensinar e Aprender: Teoria e Prática", de Suzana Schwartz, é uma obra essencial para educadores, pais e qualquer pessoa interessada em entender e promover a motivação no ensino e na aprendizagem. Com uma linguagem clara e envolvente, a autora apresenta conceitos teóricos e exemplos práticos que ajudam a compreender os fatores que influenciam a motivação e como podemos cultivá-la em diferentes contextos educacionais.
O que é motivação?
A motivação é um processo complexo que envolve uma série de fatores internos e externos que influenciam o comportamento humano. No contexto educacional, a motivação é essencial para que os alunos se envolvam nas atividades de aprendizagem e alcancem seus objetivos.
Teorias da motivação
Existem várias teorias que tentam explicar a motivação humana. Algumas das principais teorias são:
- Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow: Essa teoria propõe que as pessoas têm uma hierarquia de necessidades, desde as necessidades básicas fisiológicas até as necessidades de autorrealização. À medida que as necessidades básicas são satisfeitas, as pessoas passam a buscar necessidades mais elevadas.
- Teoria da expectativa-valor de Atkinson: Essa teoria propõe que a motivação é influenciada por dois fatores: a expectativa de sucesso e o valor atribuído ao sucesso. Quanto maior a expectativa de sucesso e o valor atribuído ao sucesso, maior será a motivação.
- Teoria da autodeterminação de Deci e Ryan: Essa teoria propõe que a motivação é influenciada por três necessidades psicológicas básicas: autonomia, competência e relacionamento. Quando essas necessidades são satisfeitas, as pessoas se sentem mais motivadas e engajadas.
Fatores que influenciam a motivação
Existem vários fatores que podem influenciar a motivação, incluindo:
- Fatores internos: Esses fatores incluem as necessidades, valores, interesses e expectativas da pessoa.
- Fatores externos: Esses fatores incluem o ambiente físico, social e cultural em que a pessoa vive.
- Fatores relacionados à tarefa: Esses fatores incluem a dificuldade da tarefa, a importância da tarefa e o feedback recebido.
Como promover a motivação
Existem várias estratégias que podem ser usadas para promover a motivação, incluindo:
- Criar um ambiente positivo: Um ambiente positivo é aquele que é seguro, acolhedor e respeitoso. Os alunos se sentem mais motivados quando se sentem seguros e valorizados.
- Estabelecer expectativas claras: Os alunos precisam saber o que se espera deles para que possam se esforçar para atingir seus objetivos.
- Oferecer feedback construtivo: O feedback é essencial para que os alunos saibam como estão se saindo e o que precisam fazer para melhorar.
- Dar oportunidades de escolha: Os alunos se sentem mais motivados quando têm a oportunidade de escolher o que aprendem e como aprendem.
- Incentivar a colaboração: A colaboração pode ajudar os alunos a se sentirem mais conectados com seus colegas e com o processo de aprendizagem.
- Celebrar o sucesso: É importante celebrar o sucesso dos alunos para que eles se sintam valorizados e motivados a continuar aprendendo.
Conclusão
A motivação é um fator essencial para o sucesso no ensino e na aprendizagem. Ao entender os fatores que influenciam a motivação e as estratégias que podem ser usadas para promovê-la, podemos ajudar os alunos a se envolverem nas atividades de aprendizagem e a alcançarem seus objetivos.
Sobre a autora
Suzana Schwartz é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da Faculdade de Educação da USP. É autora de vários livros e artigos sobre motivação, aprendizagem e ensino.