Linguagens e Educação - Márcia Elizabeth Bortone
433 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos Literatura Brasileira
Linguagens e Educação: Uma Introdução
O livro "Linguagens e Educação", de Márcia Elizabeth Bortone, é uma obra fundamental para entender a relação entre linguagem e educação. A autora aborda o tema de forma abrangente, discutindo desde as teorias linguísticas até as práticas pedagógicas.
A Linguagem e sua Importância na Educação
A linguagem é uma ferramenta essencial para a comunicação humana. Ela nos permite expressar nossos pensamentos, sentimentos e ideias. Além disso, a linguagem é fundamental para o aprendizado. Por meio dela, adquirimos conhecimento e desenvolvemos nosso pensamento crítico.
As Teorias Linguísticas e sua Influência na Educação
Existem diversas teorias linguísticas que influenciam a educação. Algumas das principais teorias são:
- Teoria gerativa: Essa teoria, desenvolvida por Noam Chomsky, propõe que a linguagem é uma habilidade inata do ser humano. Segundo Chomsky, todos os seres humanos nascem com uma gramática universal, que lhes permite aprender qualquer língua.
- Teoria funcionalista: Essa teoria, desenvolvida por Michael Halliday, propõe que a linguagem é uma ferramenta social que serve para comunicar significados. Segundo Halliday, a linguagem é usada para realizar diferentes funções, como informar, persuadir e expressar emoções.
- Teoria interacionista: Essa teoria, desenvolvida por Lev Vygotsky, propõe que a linguagem é aprendida por meio da interação social. Segundo Vygotsky, a linguagem é uma ferramenta que permite que os indivíduos se comuniquem e cooperem entre si.
As Práticas Pedagógicas e o Ensino de Língua
As teorias linguísticas influenciam as práticas pedagógicas no ensino de língua. Por exemplo, a teoria gerativa sugere que o ensino de gramática deve ser enfatizado, enquanto a teoria funcionalista sugere que o ensino de vocabulário e pronúncia deve ser enfatizado.
Os Desafios do Ensino de Língua
O ensino de língua é um desafio constante. Os professores precisam lidar com alunos de diferentes níveis de proficiência, com diferentes estilos de aprendizagem e com diferentes culturas. Além disso, os professores precisam estar atualizados sobre as últimas teorias linguísticas e práticas pedagógicas.
Conclusão
O livro "Linguagens e Educação", de Márcia Elizabeth Bortone, é uma obra essencial para entender a relação entre linguagem e educação. A autora aborda o tema de forma abrangente, discutindo desde as teorias linguísticas até as práticas pedagógicas. O livro é uma leitura obrigatória para professores, estudantes e pesquisadores interessados em linguagem e educação.
Referências Bibliográficas
Bortone, M. E. (2006). Linguagens e educação. São Paulo: Cortez.
Chomsky, N. (1965). Aspects of the theory of syntax. Cambridge, MA: MIT Press.
Halliday, M. A. K. (1978). Language as social semiotic: The social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold.
Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press.