Linguagem Surdez e Educação - Maria Cecília Rafael de Góes
334 palavras · 2 minutos tempo de leitura Linguística Biografias e Memórias Didáticos
Linguagem, Surdez e Educação: Uma Jornada Fascinante
Introdução
O livro "Linguagem, Surdez e Educação", escrito por Maria Cecília Rafael de Góes, é uma obra fundamental para entender a relação entre linguagem, surdez e educação. Com uma linguagem clara e envolvente, a autora nos leva a uma jornada fascinante pelo mundo da surdez, explorando as diferentes formas de comunicação e as implicações educacionais para pessoas surdas.
Aspectos Linguísticos da Surdez
A primeira parte do livro aborda os aspectos linguísticos da surdez. A autora discute as características das línguas de sinais, destacando sua importância como meio de comunicação natural para pessoas surdas. Também são apresentadas as diferentes abordagens educacionais para pessoas surdas, desde o oralismo até o bilinguismo.
Educação de Surdos: Desafios e Perspectivas
A segunda parte do livro se concentra nos desafios e perspectivas da educação de surdos. A autora discute as barreiras que as pessoas surdas enfrentam no sistema educacional tradicional e propõe alternativas educacionais mais inclusivas. Também são apresentadas as experiências de sucesso de programas educacionais bilíngues para surdos em diferentes países.
Implicações Sociais e Culturais da Surdez
A terceira parte do livro explora as implicações sociais e culturais da surdez. A autora discute a construção social da surdez e os estereótipos associados às pessoas surdas. Também são apresentadas as contribuições culturais das pessoas surdas, como a arte, a literatura e a música.
Conclusão
"Linguagem, Surdez e Educação" é um livro essencial para todos os interessados em educação, surdez e comunicação. Com uma linguagem clara e envolvente, a autora nos leva a uma jornada fascinante pelo mundo da surdez, explorando as diferentes formas de comunicação e as implicações educacionais para pessoas surdas.
Sobre a Autora
Maria Cecília Rafael de Góes é uma renomada pesquisadora e professora na área de educação de surdos. Com mais de 30 anos de experiência, ela é autora de diversos livros e artigos sobre o tema. Atualmente, é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSC.