Língua Materna e Língua Estrangeira na Escola - Ceres Prado e José Carlos Cunha
408 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos Literatura Brasileira
Língua Materna e Língua Estrangeira na Escola: Uma Jornada de Aprendizagem e Descobertas
Introdução
O livro "Língua Materna e Língua Estrangeira na Escola", escrito por Ceres Prado e José Carlos Cunha, é uma obra fundamental para professores, estudantes e pesquisadores interessados em educação linguística. Com uma linguagem clara e envolvente, os autores abordam questões essenciais sobre o ensino de línguas maternas e estrangeiras no contexto escolar.
Capítulo 1: A Importância da Língua Materna
O primeiro capítulo do livro discute a importância da língua materna no desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos. Os autores argumentam que a língua materna é a base para a construção da identidade pessoal e social, e que desempenha um papel fundamental na aprendizagem de outras línguas.
Capítulo 2: O Ensino da Língua Materna
No segundo capítulo, os autores abordam os desafios e as possibilidades do ensino da língua materna na escola. Eles discutem diferentes métodos de ensino, como o método tradicional, o método comunicativo e o método baseado em tarefas, e apresentam sugestões para a prática docente.
Capítulo 3: O Ensino de Línguas Estrangeiras
O terceiro capítulo do livro trata do ensino de línguas estrangeiras na escola. Os autores discutem a importância da motivação dos alunos para o aprendizado de línguas, e apresentam diferentes abordagens metodológicas, como o método audiolingual, o método direto e o método natural.
Capítulo 4: A Interação entre Língua Materna e Língua Estrangeira
No quarto capítulo, os autores exploram a relação entre língua materna e língua estrangeira. Eles discutem os processos de interferência e transferência linguística, e apresentam estratégias para ajudar os alunos a superar as dificuldades de aprendizagem de uma língua estrangeira.
Capítulo 5: A Avaliação do Aprendizado de Línguas
O quinto capítulo do livro aborda a avaliação do aprendizado de línguas. Os autores discutem diferentes tipos de avaliação, como a avaliação diagnóstica, a avaliação formativa e a avaliação somativa, e apresentam critérios para a elaboração de instrumentos de avaliação.
Capítulo 6: O Papel do Professor de Línguas
No sexto capítulo, os autores discutem o papel do professor de línguas. Eles destacam a importância da formação continuada dos professores, e apresentam sugestões para o desenvolvimento de habilidades docentes.
Conclusão
O livro "Língua Materna e Língua Estrangeira na Escola" é uma obra essencial para todos os interessados em educação linguística. Com uma linguagem clara e envolvente, os autores abordam questões fundamentais sobre o ensino de línguas maternas e estrangeiras no contexto escolar, e apresentam sugestões práticas para a prática docente.