Ler e Escrever: Estratégias de Produção Textual - Ingedore Villaça Koch Vanda Maria Elias
658 palavras · 4 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos Literatura Brasileira Literatura Estrangeira
Ler e Escrever: Estratégias de Produção Textual
Autores: Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias
Editora: Cortez
Ano: 2019
Número de páginas: 240
Sobre o livro
Ler e Escrever: Estratégias de Produção Textual é um livro que aborda a leitura e a escrita de forma integrada, considerando-as como processos cognitivos complexos e inter-relacionados. As autoras apresentam uma série de estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a compreensão leitora e a produção textual, e discutem a importância do ensino de leitura e escrita na escola.
O livro está dividido em três partes. A primeira parte, "A Leitura", aborda os processos cognitivos envolvidos na leitura, como a decodificação, a compreensão e a interpretação. A segunda parte, "A Escrita", aborda os processos cognitivos envolvidos na escrita, como o planejamento, a textualização e a revisão. A terceira parte, "O Ensino de Leitura e Escrita", discute a importância do ensino de leitura e escrita na escola e apresenta algumas estratégias que podem ser utilizadas para melhorar o ensino dessas habilidades.
Principais ideias do livro
- A leitura e a escrita são processos cognitivos complexos e inter-relacionados.
- A compreensão leitora e a produção textual são habilidades que podem ser desenvolvidas por meio de estratégias específicas.
- O ensino de leitura e escrita é fundamental para o desenvolvimento intelectual dos alunos.
Estratégias de leitura e escrita
As autoras apresentam uma série de estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a compreensão leitora e a produção textual. Algumas dessas estratégias incluem:
- Pré-leitura: antes de começar a ler um texto, é importante fazer uma pré-leitura para ter uma ideia geral do conteúdo. Isso pode ser feito lendo o título, o subtítulo, o resumo e as primeiras frases de cada parágrafo.
- Leitura ativa: durante a leitura, é importante ser ativo e interagir com o texto. Isso pode ser feito fazendo perguntas, sublinhando as partes importantes e anotando as suas ideias.
- Pós-leitura: depois de terminar de ler um texto, é importante fazer uma pós-leitura para refletir sobre o conteúdo. Isso pode ser feito escrevendo um resumo, discutindo o texto com outras pessoas ou fazendo uma pesquisa sobre o assunto.
- Planejamento: antes de começar a escrever um texto, é importante fazer um planejamento. Isso pode ser feito escolhendo um tema, definindo um objetivo e organizando as suas ideias.
- Textualização: durante a escrita, é importante ser claro, conciso e objetivo. Isso pode ser feito usando frases curtas e simples, evitando palavras difíceis e usando parágrafos curtos.
- Revisão: depois de terminar de escrever um texto, é importante fazer uma revisão para corrigir erros de gramática, ortografia e pontuação. Isso pode ser feito lendo o texto em voz alta e pedindo a outra pessoa para lê-lo.
O ensino de leitura e escrita
As autoras discutem a importância do ensino de leitura e escrita na escola e apresentam algumas estratégias que podem ser utilizadas para melhorar o ensino dessas habilidades. Algumas dessas estratégias incluem:
- Criar um ambiente alfabetizador: é importante criar um ambiente alfabetizador na escola para incentivar os alunos a ler e escrever. Isso pode ser feito disponibilizando livros, revistas e jornais, e incentivando os alunos a lerem e escreverem por prazer.
- Ensinar as estratégias de leitura e escrita: é importante ensinar aos alunos as estratégias de leitura e escrita que podem ajudá-los a melhorar suas habilidades. Isso pode ser feito por meio de aulas expositivas, atividades práticas e feedback individualizado.
- Incentivar a leitura e a escrita: é importante incentivar os alunos a ler e escrever por prazer. Isso pode ser feito por meio de concursos de leitura, clubes de leitura e outras atividades que promovam a leitura e a escrita.
Conclusão
Ler e Escrever: Estratégias de Produção Textual é um livro essencial para professores, alunos e todos aqueles que se interessam pela leitura e pela escrita. O livro apresenta uma série de informações valiosas sobre os processos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita, e discute a importância do ensino dessas habilidades na escola.