Capa do Livro Pré-socráticos a Invenção da Razão - Auterives Maciel Júnior

Pré-socráticos a Invenção da Razão - Auterives Maciel Júnior

691 palavras · 4 minutos tempo de leitura

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Pré-socráticos: a invenção da razão

O livro "Pré-socráticos: a invenção da razão", de Auterives Maciel Júnior, é uma obra fundamental para entender o surgimento da filosofia ocidental. O livro apresenta os principais pensadores pré-socráticos, desde os primeiros filósofos da natureza até os sofistas, e discute suas ideias sobre o mundo, o homem e a sociedade.

Os primeiros filósofos da natureza

Os primeiros filósofos pré-socráticos foram os filósofos da natureza, que buscavam entender a origem e a composição do mundo natural. Entre os principais filósofos da natureza estão Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.

Tales de Mileto (c. 624-546 a.C.) foi o primeiro filósofo a propor uma explicação racional para a origem do mundo. Ele acreditava que o mundo era composto de água e que tudo o que existe se originou da água.

Anaximandro (c. 610-546 a.C.) foi discípulo de Tales e desenvolveu sua teoria sobre a origem do mundo. Ele acreditava que o mundo era composto de uma substância primordial, chamada ápeiron, que era infinita e indeterminada.

Anaxímenes (c. 585-528 a.C.) foi outro discípulo de Tales e desenvolveu sua teoria sobre a origem do mundo. Ele acreditava que o mundo era composto de ar e que tudo o que existe se originou do ar.

Os filósofos monistas

Os filósofos monistas acreditavam que o mundo era composto de uma única substância. Entre os principais filósofos monistas estão Parmênides e Zenão de Eléia.

Parmênides (c. 515-450 a.C.) foi um filósofo monista que acreditava que o mundo era composto de uma única substância, que era imutável, eterna e indivisível.

Zenão de Eléia (c. 490-430 a.C.) foi discípulo de Parmênides e desenvolveu sua teoria sobre a unidade do mundo. Ele acreditava que o mundo era composto de uma única substância, que era indivisível e que não havia movimento.

Os filósofos pluralistas

Os filósofos pluralistas acreditavam que o mundo era composto de várias substâncias. Entre os principais filósofos pluralistas estão Empédocles, Anaxágoras e Leucipo.

Empédocles (c. 490-430 a.C.) foi um filósofo pluralista que acreditava que o mundo era composto de quatro elementos: terra, água, ar e fogo.

Anaxágoras (c. 500-428 a.C.) foi outro filósofo pluralista que acreditava que o mundo era composto de uma infinidade de partículas chamadas homeomerias.

Leucipo (c. 460-370 a.C.) foi um filósofo pluralista que acreditava que o mundo era composto de átomos, que eram partículas indivisíveis e imutáveis.

Os sofistas

Os sofistas foram um grupo de filósofos que viveram na Grécia Antiga no século V a.C. Os sofistas eram céticos em relação à possibilidade de se conhecer a verdade e acreditavam que a realidade era subjetiva. Entre os principais sofistas estão Protágoras, Górgias e Prodico.

Protágoras (c. 485-411 a.C.) foi um sofista que acreditava que "o homem é a medida de todas as coisas". Ele acreditava que a realidade era subjetiva e que cada pessoa tinha sua própria verdade.

Górgias (c. 483-375 a.C.) foi outro sofista que acreditava que a realidade era incognoscível. Ele acreditava que não era possível conhecer a verdade e que tudo o que podemos fazer é expressar nossas opiniões.

Prodico (c. 465-399 a.C.) foi um sofista que acreditava que a linguagem era a chave para entender a realidade. Ele acreditava que as palavras tinham um significado objetivo e que era possível usar a linguagem para expressar a verdade.

A importância dos pré-socráticos

Os pré-socráticos foram os primeiros filósofos a pensar sobre o mundo de forma racional e sistemática. Suas ideias sobre o mundo, o homem e a sociedade influenciaram profundamente o desenvolvimento da filosofia ocidental.

Os pré-socráticos foram os primeiros a questionar as crenças tradicionais sobre o mundo e a buscar explicações racionais para os fenômenos naturais. Suas ideias foram fundamentais para o desenvolvimento da ciência e da filosofia.

Os pré-socráticos também foram os primeiros a pensar sobre a natureza da realidade e sobre o papel do homem no mundo. Suas ideias sobre a ética e a política influenciaram profundamente o desenvolvimento da sociedade ocidental.

Os pré-socráticos são considerados os fundadores da filosofia ocidental. Suas ideias influenciaram profundamente o desenvolvimento da filosofia, da ciência e da sociedade ocidental.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços