Capa do Livro Palmares pelo Avesso - Paulo Duarte

Palmares pelo Avesso: Uma História de Resistência e Liberdade

Por Paulo Duarte

Sinopse

Palmares pelo Avesso é um livro que conta a história do Quilombo dos Palmares, um dos maiores e mais importantes quilombos do Brasil. Localizado na região da Serra da Barriga, em Alagoas, Palmares foi fundado no século XVII por escravos que fugiam das fazendas de cana-de-açúcar. O quilombo chegou a ter uma população de mais de 20 mil pessoas e resistiu aos ataques dos portugueses por quase 100 anos.

O livro de Paulo Duarte conta a história de Palmares a partir da perspectiva dos próprios quilombolas. O autor usa uma linguagem clara e envolvente para narrar as lutas, as conquistas e os desafios enfrentados pelos moradores do quilombo. Duarte também aborda questões como a escravidão, o racismo e a luta pela liberdade.

Personagens

Os personagens principais do livro são Ganga Zumba, o líder de Palmares, e Zumbi dos Palmares, seu sucessor. Ganga Zumba era um homem sábio e justo, que liderou o quilombo por muitos anos. Zumbi dos Palmares era um guerreiro corajoso e determinado, que lutou contra os portugueses até o fim.

Enredo

O livro começa com a chegada dos primeiros escravos em Palmares. Os escravos eram fugitivos de fazendas de cana-de-açúcar, e eles se uniram para formar uma comunidade livre. Palmares cresceu rapidamente, e logo se tornou um importante símbolo de resistência à escravidão.

Os portugueses tentaram várias vezes destruir Palmares, mas os quilombolas sempre resistiram. Em 1694, os portugueses finalmente conseguiram derrotar Palmares, mas os quilombolas não se renderam. Eles se dispersaram pela região, e continuaram a lutar pela liberdade.

Temas

Os principais temas do livro são a escravidão, o racismo e a luta pela liberdade. Duarte aborda esses temas de forma sensível e realista, e ele consegue transmitir ao leitor a importância da luta dos quilombolas.

Conclusão

Palmares pelo Avesso é um livro importante que conta uma história de resistência e liberdade. O livro é uma homenagem aos quilombolas, que lutaram bravamente pela sua liberdade. O livro também é um lembrete de que a luta contra a escravidão e o racismo ainda não acabou.

Sobre o Autor

Paulo Duarte é um escritor brasileiro nascido em 1954. Ele é autor de vários livros, entre eles:

  • Palmares pelo Avesso (1988)
  • O Negro no Brasil (1995)
  • A Escravidão no Brasil (2002)
  • Zumbi dos Palmares (2005)

Duarte é um escritor premiado, e seus livros foram traduzidos para várias línguas. Ele é um importante estudioso da história do Brasil, e suas obras são consideradas referência na área.