Capa do Livro Microeconomia - Donald S. Watson / Mary A. Holman

Microeconomia - Donald S. Watson / Mary A. Holman

996 palavras · 5 minutos tempo de leitura Administração e Negócios Didáticos Ciências Exatas/Engenharia e tecnologia

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Microeconomia: Uma Introdução

A microeconomia é o estudo de como os indivíduos e as empresas tomam decisões econômicas. Ela analisa como os mercados funcionam e como os preços são determinados. A microeconomia também estuda o impacto das políticas governamentais na economia.

Este livro fornece uma introdução à microeconomia. Ele cobre os tópicos básicos da microeconomia, incluindo:

  • Oferta e demanda
  • Elasticidade
  • Produção
  • Custos
  • Lucros
  • Concorrência
  • Monopólio
  • Oligopólio
  • Monopsônio
  • Economia do bem-estar

O livro é escrito de forma clara e concisa, e é repleto de exemplos do mundo real. Ele é perfeito para estudantes que estão começando a estudar microeconomia, bem como para profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos.

Oferta e Demanda

A oferta e a demanda são os dois principais determinantes do preço de um bem ou serviço. A oferta é a quantidade de um bem ou serviço que os produtores estão dispostos a vender a um determinado preço. A demanda é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores estão dispostos a comprar a um determinado preço.

O ponto de equilíbrio é o preço em que a oferta é igual à demanda. Neste ponto, o mercado está em equilíbrio e não há tendência para que o preço mude.

Elasticidade

A elasticidade é uma medida da sensibilidade da demanda ou da oferta a mudanças no preço. A elasticidade da demanda é a porcentagem da mudança na quantidade demandada dividida pela porcentagem da mudança no preço. A elasticidade da oferta é a porcentagem da mudança na quantidade ofertada dividida pela porcentagem da mudança no preço.

Uma demanda elástica é uma demanda que é muito sensível a mudanças no preço. Uma demanda inelástica é uma demanda que é pouco sensível a mudanças no preço. Uma oferta elástica é uma oferta que é muito sensível a mudanças no preço. Uma oferta inelástica é uma oferta que é pouco sensível a mudanças no preço.

Produção

A produção é o processo de transformar insumos em produtos. Os insumos são os recursos utilizados na produção, como mão de obra, capital e terra. Os produtos são os bens e serviços que são produzidos.

A função de produção é uma relação matemática que mostra a relação entre os insumos e os produtos. A função de produção pode ser usada para determinar a quantidade de insumos necessários para produzir uma determinada quantidade de produtos.

Custos

Os custos são os gastos incorridos na produção de um bem ou serviço. Os custos podem ser divididos em dois tipos: custos fixos e custos variáveis. Os custos fixos são os custos que não mudam com o nível de produção. Os custos variáveis são os custos que mudam com o nível de produção.

O custo total é a soma dos custos fixos e dos custos variáveis. O custo médio é o custo total dividido pela quantidade produzida. O custo marginal é o custo de produzir uma unidade adicional de um bem ou serviço.

Lucros

O lucro é a diferença entre a receita e o custo. A receita é o dinheiro que uma empresa recebe pela venda de seus produtos ou serviços. O custo é o dinheiro que uma empresa gasta para produzir seus produtos ou serviços.

O lucro pode ser positivo ou negativo. Um lucro positivo significa que a empresa está ganhando dinheiro. Um lucro negativo significa que a empresa está perdendo dinheiro.

Concorrência

A concorrência é a rivalidade entre empresas para vender seus produtos ou serviços. A concorrência pode ser perfeita ou imperfeita. A concorrência perfeita é um mercado em que há muitas empresas vendendo produtos ou serviços idênticos. A concorrência imperfeita é um mercado em que há poucas empresas vendendo produtos ou serviços diferenciados.

A concorrência perfeita é o tipo de mercado mais eficiente. A concorrência perfeita leva a preços mais baixos e a uma maior variedade de produtos e serviços.

Monopólio

Um monopólio é um mercado em que há apenas uma empresa vendendo um produto ou serviço. Os monopólios podem ser naturais ou artificiais. Os monopólios naturais são mercados em que há apenas uma empresa que pode produzir um bem ou serviço de forma eficiente. Os monopólios artificiais são mercados em que uma empresa tem poder de mercado devido a barreiras à entrada.

Os monopólios podem ser prejudiciais à economia. Os monopólios podem levar a preços mais altos, a uma menor variedade de produtos e serviços e a uma menor inovação.

Oligopólio

Um oligopólio é um mercado em que há poucas empresas vendendo um produto ou serviço. Os oligopólios podem ser naturais ou artificiais. Os oligopólios naturais são mercados em que há poucas empresas que podem produzir um bem ou serviço de forma eficiente. Os oligopólios artificiais são mercados em que poucas empresas têm poder de mercado devido a barreiras à entrada.

Os oligopólios podem ser prejudiciais à economia. Os oligopólios podem levar a preços mais altos, a uma menor variedade de produtos e serviços e a uma menor inovação.

Monopsônio

Um monopólio é um mercado em que há apenas uma empresa comprando um produto ou serviço. Os monopólios podem ser naturais ou artificiais. Os monopólios naturais são mercados em que há apenas uma empresa que pode comprar um bem ou serviço de forma eficiente. Os monopólios artificiais são mercados em que uma empresa tem poder de mercado devido a barreiras à entrada.

Os monopólios podem ser prejudiciais à economia. Os monopólios podem levar a preços mais baixos, a uma menor variedade de produtos e serviços e a uma menor inovação.

Economia do Bem-Estar

A economia do bem-estar é o estudo de como a economia afeta o bem-estar das pessoas. A economia do bem-estar analisa como a distribuição de renda e riqueza afeta o bem-estar das pessoas, como as políticas governamentais afetam o bem-estar das pessoas e como o meio ambiente afeta o bem-estar das pessoas.

A economia do bem-estar é uma área importante da economia. A economia do bem-estar pode ser usada para ajudar a formular políticas governamentais que melhorem o bem-estar das pessoas.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços