Capa do Livro Meta-história- a Imaginação Histórica do Século XIX - Hayden White

Meta-história- a Imaginação Histórica do Século XIX - Hayden White

564 palavras · 3 minutos tempo de leitura Geografia e História Literatura Estrangeira Artes

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Meta-história: a Imaginação Histórica do Século XIX - Hayden White

Introdução

Em "Meta-história", Hayden White propõe uma nova maneira de entender a história. Ele argumenta que a história não é simplesmente um relato objetivo do passado, mas sim uma construção imaginativa. Os historiadores selecionam e organizam os fatos de acordo com suas próprias perspectivas e valores, e o resultado é uma narrativa que é tanto uma obra de arte quanto um documento científico.

A imaginação histórica

White identifica quatro modos principais de imaginação histórica:

  • A imaginação romântica: Este modo de imaginação enfatiza a individualidade e a experiência pessoal. Os historiadores românticos acreditam que a melhor maneira de entender o passado é se colocar no lugar das pessoas que viveram nele.
  • A imaginação realista: Este modo de imaginação enfatiza a objetividade e a precisão. Os historiadores realistas acreditam que a melhor maneira de entender o passado é coletar e analisar evidências de forma imparcial.
  • A imaginação modernista: Este modo de imaginação enfatiza a fragmentação e a descontinuidade. Os historiadores modernistas acreditam que o passado é uma coleção de eventos aleatórios e sem sentido.
  • A imaginação pós-moderna: Este modo de imaginação enfatiza a diferença e a alteridade. Os historiadores pós-modernos acreditam que o passado é uma construção social que varia de acordo com a cultura e a época.

A escrita da história

White argumenta que a escrita da história é um processo criativo. Os historiadores usam a linguagem para dar sentido ao passado, e o resultado é uma narrativa que é tanto uma obra de arte quanto um documento científico.

White identifica quatro elementos-chave da escrita da história:

  • A trama: A trama é a estrutura básica da narrativa histórica. Ela determina a ordem em que os eventos são apresentados e como eles são conectados uns aos outros.
  • O personagem: Os personagens são as pessoas que aparecem na narrativa histórica. Eles podem ser reais ou fictícios, e podem representar indivíduos, grupos ou instituições.
  • O cenário: O cenário é o tempo e o lugar em que a narrativa histórica se passa. Ele pode ser real ou imaginário, e pode ser usado para criar uma atmosfera ou um contexto para os eventos.
  • O estilo: O estilo é a maneira como a narrativa histórica é escrita. Ele pode ser formal ou informal, objetivo ou subjetivo, e pode refletir a perspectiva do historiador.

Conclusão

White argumenta que a história é uma construção imaginativa, e que a escrita da história é um processo criativo. Os historiadores usam a linguagem para dar sentido ao passado, e o resultado é uma narrativa que é tanto uma obra de arte quanto um documento científico.

Por que ler "Meta-história"?

"Meta-história" é um livro essencial para qualquer pessoa interessada em história. Ele oferece uma nova maneira de entender a história e a escrita da história, e desafia as noções tradicionais de objetividade e verdade.

"Meta-história" é um livro desafiador, mas também é muito gratificante. Ele abre novos horizontes para o estudo da história e oferece uma nova maneira de pensar sobre o passado.

Citações de "Meta-história"

  • "A história é uma construção imaginativa."
  • "A escrita da história é um processo criativo."
  • "Os historiadores usam a linguagem para dar sentido ao passado."
  • "A narrativa histórica é tanto uma obra de arte quanto um documento científico."
  • "A história é uma construção social que varia de acordo com a cultura e a época."

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