Cascas - DIDIHUBERMAN, GEORGES
Cascas: Uma Filosofia da Superfície
Em "Cascas", o filósofo francês Georges Didi-Huberman apresenta uma reflexão sobre a superfície das coisas. Ele argumenta que a superfície não é apenas uma camada superficial, mas sim um lugar de encontro entre o interior e o exterior, o visível e o invisível.
Didi-Huberman começa seu livro com uma análise da pintura "As Meninas", de Diego Velázquez. Ele mostra como a pintura é construída em torno de uma série de superfícies, desde a tela até os espelhos que refletem a cena. Essas superfícies criam uma sensação de profundidade e mistério, e convidam o espectador a explorar a pintura em detalhes.
Didi-Huberman também discute a importância da superfície na fotografia. Ele argumenta que a fotografia é uma arte da superfície, pois captura apenas a aparência das coisas, sem revelar seu interior. No entanto, a superfície da fotografia também pode ser um lugar de beleza e mistério. Didi-Huberman analisa várias fotografias, desde as primeiras imagens de paisagens até as fotografias de guerra, para mostrar como a superfície pode ser usada para criar imagens poderosas e comoventes.
Em "Cascas", Didi-Huberman oferece uma nova maneira de pensar sobre a superfície das coisas. Ele mostra como a superfície não é apenas uma camada superficial, mas sim um lugar de encontro entre o interior e o exterior, o visível e o invisível. A superfície é um lugar de mistério e beleza, e é um lugar que vale a pena explorar.
A Superfície como Lugar de Encontro
Didi-Huberman argumenta que a superfície não é apenas uma camada superficial, mas sim um lugar de encontro entre o interior e o exterior, o visível e o invisível. Ele usa a pintura "As Meninas", de Diego Velázquez, para ilustrar esse ponto. A pintura é construída em torno de uma série de superfícies, desde a tela até os espelhos que refletem a cena. Essas superfícies criam uma sensação de profundidade e mistério, e convidam o espectador a explorar a pintura em detalhes.
Didi-Huberman também discute a importância da superfície na fotografia. Ele argumenta que a fotografia é uma arte da superfície, pois captura apenas a aparência das coisas, sem revelar seu interior. No entanto, a superfície da fotografia também pode ser um lugar de beleza e mistério. Didi-Huberman analisa várias fotografias, desde as primeiras imagens de paisagens até as fotografias de guerra, para mostrar como a superfície pode ser usada para criar imagens poderosas e comoventes.
A Superfície como Lugar de Mistério e Beleza
A superfície é um lugar de mistério e beleza. Didi-Huberman mostra isso em sua análise da pintura "As Meninas", de Diego Velázquez. A pintura é cheia de detalhes misteriosos, como os espelhos que refletem a cena e a figura enigmática do próprio Velázquez. Esses detalhes convidam o espectador a explorar a pintura em detalhes e a descobrir seus segredos.
Didi-Huberman também discute a importância da superfície na fotografia. Ele argumenta que a fotografia é uma arte da superfície, pois captura apenas a aparência das coisas, sem revelar seu interior. No entanto, a superfície da fotografia também pode ser um lugar de beleza e mistério. Didi-Huberman analisa várias fotografias, desde as primeiras imagens de paisagens até as fotografias de guerra, para mostrar como a superfície pode ser usada para criar imagens poderosas e comoventes.
Conclusão
"Cascas" é um livro fascinante que oferece uma nova maneira de pensar sobre a superfície das coisas. Didi-Huberman mostra como a superfície não é apenas uma camada superficial, mas sim um lugar de encontro entre o interior e o exterior, o visível e o invisível. A superfície é um lugar de mistério e beleza, e é um lugar que vale a pena explorar.