A morte de César - Strauss, Barry
A Morte de César - Barry Strauss
Uma história de ambição, traição e assassinato
No ano 44 a.C., Júlio César, o ditador de Roma, foi assassinado por um grupo de senadores liderados por Marco Júnio Bruto e Caio Cássio Longino. O assassinato de César foi um evento marcante na história romana e teve um profundo impacto no curso da República Romana.
As causas do assassinato
As causas do assassinato de César são complexas e variadas. Alguns dos fatores que contribuíram para o assassinato incluem:
- A ambição de César: César era um homem ambicioso que buscava poder e glória. Ele havia conquistado a Gália e a Britânia e estava planejando uma invasão da Pártia. Seu desejo de poder e glória alarmou muitos senadores, que temiam que ele se tornasse um tirano.
- A traição de Bruto e Cássio: Bruto e Cássio eram dois dos amigos mais próximos de César. No entanto, eles se voltaram contra ele porque acreditavam que ele estava se tornando um tirano. Eles também estavam preocupados com o fato de que César estava planejando nomear seu sobrinho, Otaviano, como seu sucessor.
- O medo da tirania: Muitos senadores temiam que César se tornasse um tirano. Eles acreditavam que ele estava concentrando muito poder em suas mãos e que estava minando as instituições republicanas.
O assassinato
O assassinato de César ocorreu no dia 15 de março de 44 a.C. César estava no Senado quando foi atacado por um grupo de senadores liderados por Bruto e Cássio. César foi esfaqueado 23 vezes e morreu no local.
As consequências do assassinato
O assassinato de César teve um profundo impacto no curso da República Romana. A República entrou em uma guerra civil que durou vários anos. A guerra civil acabou com a vitória de Otaviano, que se tornou o primeiro imperador romano.
O assassinato de César também marcou o fim da República Romana. A República foi substituída pelo Império Romano, que durou por mais de quatro séculos.
Um livro fascinante sobre um evento marcante
A Morte de César é um livro fascinante sobre um evento marcante na história romana. O livro é bem escrito e informativo, e Strauss faz um excelente trabalho de dar vida aos personagens e aos eventos da época.
Recomendação
Eu recomendo A Morte de César para qualquer pessoa interessada em história romana. O livro é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa que queira entender as causas e as consequências do assassinato de Júlio César.
Sobre o autor
Barry Strauss é um historiador americano e professor de história na Universidade de Cornell. Ele é autor de vários livros sobre história romana, incluindo The Spartacus War e The Trojan War.