Capa do Livro Memórias de um Sargento de Milícias - Lima Barreto

Memórias de um Sargento de Milícias - Lima Barreto

456 palavras · 3 minutos tempo de leitura Biografias e Memórias Literatura Brasileira Romance Literatura Estrangeira

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Memórias de um Sargento de Milícias - Lima Barreto

Se você procura um livro que te faça viajar no tempo e conhecer a vida do Rio de Janeiro do século XIX, então não pode deixar de ler Memórias de um Sargento de Milícias, de Lima Barreto. Publicado originalmente em 1909, este romance é um dos mais importantes da literatura brasileira, e sua leitura é imprescindível para quem deseja conhecer mais sobre a cultura e a história do Brasil.

Neste livro, o autor narra a história de Leonardo Pataca, um homem que nasceu na pobreza e que, graças a suas artimanhas, conseguiu se tornar um sargento de milícias. Através de suas aventuras e desventuras, conhecemos a sociedade carioca do século XIX, com seus vícios, costumes e tradições.

Com uma linguagem simples e direta, Lima Barreto nos leva a um passeio pelo Rio de Janeiro antigo, mostrando-nos como as pessoas viviam e se relacionavam naquela época. O autor tem um olhar crítico sobre a sociedade da época, denunciando as injustiças e mazelas que permeavam a vida dos mais pobres.

O livro é dividido em capítulos curtos e dinâmicos, que prendem a atenção do leitor do início ao fim. O protagonista é um personagem cativante, que conquista o leitor com sua astúcia e esperteza. Sua trajetória é marcada por altos e baixos, e é impossível não torcer por ele em todas as situações.

Além de Leonardo Pataca, o livro conta com uma série de personagens secundários que ajudam a compor o quadro da sociedade carioca da época. Temos, por exemplo, a figura do padre que bebe, do juiz corrupto e da prostituta que sonha em se casar. Todos eles são retratados com muita habilidade pelo autor, que consegue dar vida a cada um deles de forma única e original.

Outro aspecto interessante do livro é a sua linguagem. Lima Barreto utiliza um vocabulário rico e diversificado, que enriquece ainda mais a leitura. As expressões populares e as gírias da época são utilizadas com maestria, dando ao livro um sabor ainda mais autêntico.

Memórias de um Sargento de Milícias é um livro que tem muito a oferecer ao leitor. Além de ser uma obra literária de grande valor, ele também é uma fonte de informação histórica e cultural. Ao lê-lo, podemos entender melhor como era a vida no Rio de Janeiro do século XIX, e como as pessoas se relacionavam naquela época.

Se você é um amante da literatura brasileira, ou simplesmente está buscando um livro que te faça viajar no tempo e conhecer novas culturas, não pode deixar de ler Memórias de um Sargento de Milícias. Com certeza, esta obra irá te conquistar desde a primeira página, e você não conseguirá parar de ler até chegar ao final.

Você pode buscar seu livro direto na Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços