Aprendizagem Significativa- A Teoria de David Ausubel - Marco Antonio Moreira
Aprendizagem Significativa: A Teoria de David Ausubel
Se você é um educador ou estudante de pedagogia, provavelmente já ouviu falar da teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. Este livro, escrito por Marco Antonio Moreira, é uma excelente introdução à teoria e como ela pode ser aplicada na prática educacional.
Quem é David Ausubel?
David Ausubel foi um psicólogo americano que desenvolveu sua teoria de aprendizagem significativa na década de 1960. Ele acreditava que a aprendizagem é mais eficaz quando as novas informações são relacionadas a conhecimentos prévios do aluno. Em outras palavras, a aprendizagem é significativa quando o aluno é capaz de integrar novas informações em seu conhecimento já existente.
O que é Aprendizagem Significativa?
Aprendizagem significativa é o processo pelo qual o aluno relaciona novas informações a conhecimentos prévios, criando assim uma conexão entre o novo e o antigo conhecimento. Segundo Ausubel, a aprendizagem é mais efetiva quando o aluno é capaz de relacionar as novas informações com conceitos já conhecidos. Isso ocorre porque a nova informação se torna mais fácil de lembrar e mais fácil de aplicar em situações futuras.
Como a Teoria de Ausubel pode ser aplicada na Prática Educacional?
Moreira explica que a teoria de Ausubel pode ser aplicada em sala de aula de diversas maneiras. Uma delas é através da organização do conteúdo de ensino em torno de conceitos principais, que servem como âncoras para o novo conhecimento. Isso ajuda o aluno a relacionar e integrar as novas informações com seus conhecimentos prévios.
Outra maneira de aplicar a teoria de Ausubel é através da utilização de analogias e exemplos concretos. Isso ajuda o aluno a visualizar e compreender melhor a nova informação, pois ele é capaz de relacioná-la a algo que já conhece.
O que é Aprendizagem Significativa por Descoberta?
A aprendizagem significativa por descoberta é um método de ensino baseado na teoria de Ausubel. Neste método, o aluno é encorajado a descobrir o conhecimento por si mesmo, através de atividades de pesquisa e experimentação. Isso ajuda o aluno a construir seu próprio conhecimento e a tornar a aprendizagem mais significativa e duradoura.
Conclusão
A teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel é uma das mais importantes teorias de aprendizagem na pedagogia moderna. Este livro, escrito por Marco Antonio Moreira, é uma introdução clara e acessível à teoria e como ela pode ser aplicada na prática educacional. Se você é um educador ou estudante de pedagogia, este livro é uma leitura essencial.