Capa do Livro Genética Veterinária - F. W. Nicholas e J. F. Maddox

Genética Veterinária - F. W. Nicholas e J. F. Maddox

435 palavras · 3 minutos tempo de leitura Medicina Ciências Exatas/Engenharia e tecnologia

Se você é um amante dos animais, não pode deixar de conhecer o livro "Genética Veterinária", escrito por F. W. Nicholas e J. F. Maddox. Com uma linguagem doce e fácil de entender, os autores nos apresentam um mundo fascinante de descobertas e avanços na área da genética animal.

O livro é dividido em seis partes, cada uma abordando um tema específico dentro da genética veterinária. Na primeira parte, somos apresentados aos fundamentos da genética, incluindo conceitos básicos como genes, cromossomos e herança genética. Os autores explicam de forma clara e objetiva como esses conceitos se aplicam aos animais, e como a genética tem sido utilizada para melhorar as raças ao longo dos anos.

Na segunda parte, o livro explora a diversidade genética entre as diferentes raças de animais, incluindo cães, gatos, cavalos, bovinos e suínos. Os autores discutem como essa diversidade tem sido utilizada para desenvolver novas raças com características desejáveis, como maior resistência a doenças ou melhor desempenho em determinadas atividades.

A terceira parte do livro é dedicada à genética molecular, que é o estudo das moléculas de DNA e RNA que compõem os genes. Os autores explicam como a genética molecular tem sido utilizada para identificar doenças genéticas em animais, bem como para desenvolver novas terapias e tratamentos.

A quarta parte do livro aborda a engenharia genética, que é o processo de manipulação dos genes de um animal para produzir características específicas. Os autores discutem os prós e contras da engenharia genética em animais, bem como as implicações éticas e legais dessa prática.

Na quinta parte do livro, os autores discutem a genética populacional, que é o estudo da variação genética dentro de uma população animal. Os autores explicam como a genética populacional tem sido utilizada para preservar espécies ameaçadas de extinção, bem como para melhorar a saúde e o desempenho de populações animais em cativeiro.

Por fim, na sexta parte do livro, os autores discutem a genética aplicada, que é o uso da genética em aplicações práticas, como a produção de alimentos e a medicina veterinária. Os autores discutem como a genética tem sido utilizada para desenvolver novos medicamentos veterinários, bem como para melhorar a qualidade e a segurança dos alimentos de origem animal.

Em resumo, "Genética Veterinária" é um livro fascinante e informativo que irá encantar todos os amantes dos animais. Com uma linguagem doce e fácil de entender, os autores nos apresentam um mundo emocionante de descobertas e avanços na área da genética animal. Se você quer aprender mais sobre como a genética tem sido utilizada para melhorar a vida dos animais, não deixe de ler este livro incrível!