Capa do Livro A Cartomante - Machado de Assis

A Cartomante - Machado de Assis

471 palavras · 3 minutos tempo de leitura Literatura Brasileira Romance Ficção Científica e Fantasia Terror

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

"A Cartomante" é um conto clássico de Machado de Assis, que nos transporta para o Rio de Janeiro do século XIX. A história começa com Vilela, um homem casado e ciumento, que consulta a cartomante Madame Sofia para saber se sua esposa, Rita, está tendo um caso com seu amigo Camilo, que ele não vê há muito tempo.

Madame Sofia, uma mulher misteriosa e enigmática, diz a Vilela que não há nada de errado entre Rita e Camilo, mas durante a leitura das cartas, ela acaba descobrindo que Camilo tem sentimentos por Rita. Ela decide manter essa informação em segredo e mentir para Vilela, dizendo que as cartas mostram que tudo ficará bem entre ele e sua esposa.

Camilo, por sua vez, decide visitar Madame Sofia secretamente para saber mais sobre seus próprios sentimentos por Rita e acaba se apaixonando pela cartomante. Rita, por sua vez, também nutre sentimentos por Camilo, mas tenta resistir a eles por causa de seu casamento com Vilela.

A tensão aumenta quando Vilela decide convidar Camilo para jantar em sua casa e Rita implora para que ele não vá. Durante o jantar, Vilela recebe uma carta anônima informando que Rita e Camilo estão tendo um caso. Ele confronta os dois, mas eles negam qualquer envolvimento romântico.

Madame Sofia aparece no final da história e revela a verdade sobre os sentimentos de Camilo por Rita. Vilela fica furioso e desafia Camilo para um duelo. No entanto, durante o confronto, ambos são mortos.

"A Cartomante" é uma história fascinante que explora temas como o ciúme, a traição e a paixão proibida. Machado de Assis usa sua habilidade em criar personagens complexos e ambíguos para nos envolver na trama e nos fazer questionar nossas próprias crenças e emoções.

Madame Sofia é um dos personagens mais intrigantes da história. Ela é uma mulher forte e independente que parece saber tudo sobre seus clientes, mas ao mesmo tempo guarda segredos profundos e sombrios. Sua habilidade em ler as cartas é impressionante e muitas vezes assustadora, fazendo com que os personagens se sintam vulneráveis e expostos.

Camilo é outro personagem interessante, pois é um homem dividido entre seus sentimentos por Rita e seu senso de lealdade para com seu amigo Vilela. Ele é um homem sensível e reflexivo que tenta entender suas próprias emoções e desejos.

Rita, por sua vez, é uma personagem complexa que luta contra os sentimentos que tem por Camilo, mas ao mesmo tempo não consegue resistir a eles. Ela é uma mulher presa em um casamento infeliz e que busca a felicidade fora dele.

Em resumo, "A Cartomante" é uma história emocionante e envolvente que nos leva a refletir sobre nossas próprias emoções e desejos. A habilidade de Machado de Assis em criar personagens complexos e ambíguos é evidente nesta história, tornando-a um clássico da literatura brasileira.

Você pode buscar seu livro direto na Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços