Capa do Livro Ensino- As Abordagens do Processo - Maria da Graça Nicoletti Mizukami

Ensino- As Abordagens do Processo - Maria da Graça Nicoletti Mizukami

603 palavras · 4 minutos tempo de leitura Didáticos

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

"Ensino: As Abordagens do Processo", de Maria da Graça Nicoletti Mizukami, é uma obra que se destaca no âmbito educacional por trazer à tona as diferentes perspectivas e métodos que permeiam o processo de ensino-aprendizagem. Ao longo de suas páginas, a autora tece uma narrativa envolvente e cativante, utilizando uma linguagem doce e acessível, fazendo com que o leitor se sinta imerso no universo educativo e motivado a explorar cada capítulo deste fascinante livro.

A obra se inicia com uma introdução que convida o leitor a refletir sobre a importância do ensino e a necessidade de compreender as diversas abordagens que o compõem. Neste contexto, Mizukami apresenta os principais objetivos do livro, que são: analisar as perspectivas teóricas que fundamentam as práticas pedagógicas, relacionar as abordagens do processo de ensino com as concepções de homem e de mundo, e contribuir para a formação de educadores críticos e reflexivos.

No primeiro capítulo, intitulado "Abordagem Tradicional", a autora aborda a perspectiva clássica do ensino, que privilegia a transmissão de conhecimentos por meio de aulas expositivas e a memorização de conteúdos. Mizukami explica como essa abordagem tem suas raízes na concepção de homem como ser passivo e receptivo, e de mundo como realidade estática e imutável. Além disso, a autora discute as implicações dessa perspectiva para a formação de sujeitos críticos e autônomos, levantando questões relevantes para o debate educacional.

Em seguida, no capítulo "Abordagem Comportamentalista", Mizukami explora o universo da teoria behaviorista, que tem como base a ideia de que o comportamento humano é resultado de estímulos externos e que, portanto, pode ser controlado e modificado. A autora apresenta as principais técnicas e estratégias utilizadas nessa abordagem, como o reforço positivo e negativo, a modelagem e a extinção, e discute suas implicações para a formação de indivíduos autônomos e críticos.

O terceiro capítulo, "Abordagem Humanista", traz à luz a perspectiva humanista do ensino, que valoriza a dimensão afetiva e emocional do processo de aprendizagem e busca desenvolver as potencialidades individuais de cada aluno. Mizukami apresenta as principais características dessa abordagem, como a ênfase na autoconstrução do conhecimento, a importância da relação professor-aluno e o respeito às diferenças individuais. Além disso, a autora discute os desafios e as possibilidades dessa perspectiva para a prática pedagógica e a formação de sujeitos críticos e autônomos.

No capítulo "Abordagem Cognitivista", Mizukami aborda a teoria cognitivista, que enfatiza a importância dos processos mentais na construção do conhecimento e na aprendizagem. A autora apresenta os principais conceitos e teorias dessa abordagem, como a teoria da aprendizagem significativa, a teoria da equilibração e a teoria da inteligência múltipla, e discute suas implicações para a prática pedagógica e a formação de indivíduos autônomos e críticos.

Por fim, no capítulo "Abordagem Sociocultural", Mizukami explora a perspectiva sociocultural do ensino, que considera o contexto social e cultural como fatores fundamentais para o processo de aprendizagem. A autora apresenta as principais ideias e conceitos dessa abordagem, como a teoria da zona de desenvolvimento proximal e a teoria da atividade, e discute suas implicações para a prática pedagógica e a formação de sujeitos críticos e autônomos.

Ao longo desta obra, Maria da Graça Nicoletti Mizukami convida o leitor a refletir sobre as diferentes abordagens do processo de ensino e a compreender a complexidade e a riqueza que envolvem a prática pedagógica. Com uma linguagem doce e envolvente, a autora consegue cativar e inspirar o leitor a se aprofundar no estudo das teorias educacionais e a buscar novas possibilidades para a sua atuação profissional. "Ensino: As Abordagens do Processo" é, sem dúvida, uma obra fundamental para todos aqueles que desejam compreender e transformar a realidade educacional.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços